• Vitamina E

A vitamina E é solúvel em gordura, composta de um grupo de compostos chamados tocoferóis, dos quais existem 7 formas na natureza.

De todos eles, o chamado alfa é a forma mais potente de vitamina E e é também o de maior valor nutricional e biológico. As maiores concentrações de tocoferol são encontradas em óleos vegetais prensados ​​a frio, todas as sementes germinativas inteiras: amendoim, soja, arroz. O óleo de gérmen de trigo foi a primeira fonte de vitamina E.

A vitamina E é um antioxidante, o que significa que evita os processos de oxidação que ocorrem no corpo. Como o envelhecimento celular é principalmente devido à oxidação, a vitamina E é muito útil para retardar esse processo.

O processo envolve um composto chamado oxidante que ataca outro composto removendo um elétron. A oxidação de gorduras forma radicais livres que são moléculas muito destrutivas para o corpo humano; pode causar de câncer, coágulos sanguíneos e até mesmo danificar o DNA.

A vitamina E tem a capacidade de se combinar com o oxigênio, evitando que ela se torne molécula tóxica; permitindo que os glóbulos vermelhos tenham um suprimento total de oxigênio para serem transportados para o coração e outros órgãos.

Leia mais:

Cardápio Dieta Cetogênica | Conheça os Alimentos Permitidos

Como Melhorar a Memória? Esses 10 Alimentos Turbina Seu Cérebro!

A vitamina E desempenha um papel proeminente na respiração celular de todos os músculos, especialmente os músculos cardíacos e esqueléticos, também permite que esses músculos funcionem com menos oxigênio, aumentando sua resistência e vitalidade.

Na corrente sanguínea, a vitamina E é uma antitrombina eficaz, inibindo a coagulação do sangue, impedindo a formação de coágulos. Também ajuda a fortalecer as paredes dos capilares e protege os glóbulos vermelhos da destruição por envenenamento com peróxido de hidrogênio no sangue.

Uma quantidade adequada de vitamina E reduz as necessidades de vitamina A. Também é eficaz na promoção de cura em caso de queimaduras e diminuir a formação de escara. Protege os pulmões e outros tecidos dos danos causados ​​pela poluição ambiental.

Semente de Girassol

Absorção e armazenamento

Para a absorção adequada da vitamina E, como outras vitaminas lipossolúveis, a presença de sais biliares e gordurosos é necessária (uma vez que é solúvel em gordura). É transportado para o fígado pela corrente sanguínea como tocoferol, onde é armazenado em grandes concentrações. Também se acumula nos tecidos adiposos, no coração, nos músculos e nas glândulas pituitárias.

Na forma de linimento é absorvido através da pele e membranas mucosas. Excesso de vitamina E é excretado pela urina e todos os seus efeitos desaparecem após três dias.

Várias substâncias interferem e até causam uma diminuição da vitamina E no organismo. Por exemplo, quando é administrado em conjunto com ferro.

Se você precisa tomar alguma vitamina de ferro,  a dose deve ser tomada entre 8 e 12 horas após a vitamina E. O melhor momento para tomar a vitamina E é antes do almoço ou indo dormir.

Tome com aguá mineral, pois o cloro presente na água potável e compostos de ferro inorgânicos destroem a vitamina E no corpo.

Dietas com quantidades excessivas de gorduras ou óleos poliinsaturados aumentam a taxa de oxidação da vitamina E; quanto mais óleos ou gorduras insaturadas forem consumidos, mais vitamina E é necessária. Estrogênio (o hormônio feminino) é um dos antagonistas da vitamina E.

Conheça a dieta dos 21 dias do Dr. Rodolfo e descubra os segredos para se ter um corpo magro e saudável.

Nozes

Dosagem e toxicidade

A ingestão diária recomendada é baseada no metabolismo e no nível de ácidos graxos poliinsaturados presentes na dieta e não no peso ou na ingestão calórica.

A dose recomendada para lactentes é de 4 a 5 UI por dia, as crianças e adolescentes precisam de 7 a 12 UI por dia, os homens adultos precisam de 15 UI por dia e as mulheres, 12 UI por dia; Durante a gravidez ou lactação, a dose aumenta para 15 UI por dia.

Muitos nutricionistas acreditam que essas doses são extremamente baixas e recomendam 30 UI por dia para bebês e crianças e 100 para adolescentes e adultos. Em caso de doença, os médicos recomendam entre 300 e 600 UI por dia. A necessidade desta vitamina aumenta em condições poluídas.

A vitamina E tem uma tendência a elevar a pressão arterial quando é administrada em grandes doses a pessoas que não estão habituadas a ela; portanto, é aconselhável que o consumo inicial seja pequeno e a dose seja aumentada à medida que a tolerância aumenta.

A vitamina E é considerado não-tóxico, no entanto, é necessário tomar precauções em pacientes com pressão sanguínea elevada e aqueles com problemas de sangramento (tais como os hemofílicos ou aqueles com úlceras hemorrágicas).

Avelã

Deficiência e sintomas

Existem apenas três razões para ter deficiência de vitamina E: quando você tem um problema de absorção de gorduras (como na fibrose cística); Crianças prematuras com baixo peso ao nascer e aquelas que sofrem de doenças raras do metabolismo da gordura.

Sem vitamina E suficiente, os ácidos graxos essenciais são alterados e as células sangüíneas se quebram, prejudicando a formação da hemoglobina. Além disso, vários aminoácidos não podem ser usados ​​e as glândulas pituitária e adrenal reduzem seu funcionamento. A absorção de ferro também enfraquece.

Uma deficiência grave pode causar danos aos rins e fígado. No caso dos homens, a falta dessa vitamina pode causar danos aos tecidos dos testículos, não há terapia que consiga reparar os danos permanentes e esses homens são estéreis.

No caso das mulheres, uma grave deficiência de vitamina E provoca a impossibilidade de gravidar, muitas vezes termina em abortos naturais. Muitos nascimentos prematuros ocorrem por esse motivo, sendo o bebê mais suscetível à anemia.

Amêndoas

Efeitos benéficos no tratamento de algumas doenças

A vitamina E é utilizada na prevenção de doenças como a trombose coronária, uma vez que esta vitamina provoca a desintegração dos coágulos. A angina peitoral também é tratada com sucesso com alfa-tocoferol.

A vitamina E é benéfica para pessoas que sofrem de arteriosclerose se a terapia for iniciada antes que ocorram danos irreparáveis. Alivia a dor nas extremidades, acelera o fluxo sanguíneo e reduz a tendência a formar coágulos. Previne ou reduz cicatrizes nas paredes arteriais causadas por substâncias tóxicas.

Os radicais livres causam rugas na pele, pelo que a vitamina E é uma ajuda em casos de envelhecimento prematuro da pele. É útil aplicar vitamina E na pele sob a forma de creme ou pomada (Lift Max) ao mesmo tempo que é tomada oralmente, porque afeta a formação de células que substituem as camadas mais superficiais da pele.

Também ajuda a neutralizar o declínio gradual dos processos metabólicos durante o envelhecimento. Prurido e secura da pele são muitas vezes parte do processo de envelhecimento; Unguentos com vitamina E ajudam a aliviar a coceira.

A adição de vitamina E à dieta pode corrigir o ritmo menstrual. É um tratamento reconhecido para ondas de calor e dores de cabeça durante a menopausa.

A vitamina E também tem sido usada para prevenir a calcificação dos rins causada pelo excesso de vitamina D ou substâncias tóxicas. Como alternativa à cirurgia, a vitamina E foi usada para ajudar no tratamento de varizes. Também é bem sucedido no tratamento de trombose e flebite.

As pessoas afetadas pela distrofia muscular se beneficiam de doses massivas de vitamina E, e também ajudam a restaurar as funções dos fígados danificados. Estimula as defesas contra infecções virais.

As vitaminas A e E são benéficas na redução do colesterol, evitando depósitos de gordura, elas também ajudam a equilibrar o acúmulo de colesterol depositado nas paredes arteriais.

As vitaminas C e E trabalham juntas para manter os vasos sanguíneos flexíveis, saudáveis ​​e menos propensos a alterações dolorosas.

Para os fumantes, a adição de vitamina E é essencial, uma vez que o monóxido de carbono na fumaça do cigarro destrói a capacidade do sangue de transportar oxigênio.

A vitamina E, junto com A e C, forma o grupo de antioxidantes.

Se você gostou deste curto artigo, não deixe de compartilhar com seus amigos! Obrigado…