A cafeína é um composto químico bastante conhecido por seu benefício energético, ela está presente na maioria das casas brasileiras através do velho e conhecido café. Mas ultimamente a cafeína tem conquistado olhares de frequentadores de academia, pois tem se mostrado uma ótima aliada como suplementação alimentar.

Ter uma alimentação assertiva é um fator crucial quando se trata de saúde e bem-estar na vida do ser humano. Mas quando se trata em aliá-la com um propósito de trazer maiores benefícios na vida de um esportista ou de um atleta, é necessário dar ainda mais atenção a essa circunstância.

É por isso que existe a suplementação esportiva, que, para quem não sabe, é o uso de suplementos para melhorar o desempenho e o rendimento de algumas modalidades esportivas. Essas suplementações são encontradas em alimentos, mas também são vendidos como cápsulas, líquidos, vitaminas e em pó, para alcançar qualquer perfil de pessoa.

E a cafeína é considerada uma suplementação esportiva que traz diversos benefícios se ela for utilizada corretamente, com orientação nutricional. Veja alguns benefícios da cafeína para quem realiza algum tipo de exercícios físico.

Os Benefícios da Cafeína Quando Usada como Suplementação

Cafeína

A cafeína é conhecida como alcaloide pelos bioquímicos. E ao contrário do que muitos pensam, a cafeína está presente em vários alimentos, não somente no café. Para se ter uma ideia, existem aproximadamente 60 tipos de folhas diferentes que têm a substância da cafeína.

Mas fora a cafeína produzida em alimentos há também a cafeína sintética, ou seja, produzida em laboratório para ser adicionada a produtos industrializados e cápsulas de suplementação.

Ambos os tipos de cafeínas têm o mesmo efeito e podem ser utilizadas como suplementação. A escolha de qual usar dependerá exclusivamente da orientação de seu nutricionista, por isso é tão importante ter um acompanhamento médico para que consiga aproveitar ao máximo dos benefícios da cafeína e potencializar os resultados de seus treinos.

Qual a Finalidade da Cafeína?

Para quem realiza algum tipo de exercício físico, a cafeína como suplemento age com efeito termogênico. Isso significa que ela auxilia no gasto de energia e na perda de gordura corporal.

Mas além disso, a cafeína possui outros benefícios para a saúde como:

  • Melhor desempenho físico
  • Maior energia e disposição
  • Atua como prevenção da fadiga
  • Deixa a pessoa em estado de alerta
  • Melhora o humor
  • Aumenta a força
  • Melhora a respiração

Como a Cafeína Age?

Após fazer uso da cafeína, nosso organismo a absorve e a leva diretamente para a corrente sanguínea. Esse processo normalmente ocorre de 30 a 60 minutos.

Agora ao se tratar do tempo que dura o efeito da cafeína no organismo, estudos dizem que o corpo leva aproximadamente de 3 a 5 horas para eliminar metade da cafeína no corpo, e é necessário 8 a 14 horas para que ela saia por completo.

Mas esses efeitos alteram-se de pessoa para pessoa, não seguindo uma regra. Tudo depende do organismo.

Quando usada corretamente, a cafeína pode servir como grande potencializador em seu exercício físico, porque traz benefícios essenciais para quem tem em sua rotina um tempo dedicado a prática de exercícios, como você leu acima.

Agora que você sabe disso, nos conte o que achou sobre os benefícios da cafeína.